Napoleão Bonaparte o Destemido


(Napoleão Bonaparte)

O império napoleônico começou a partir do golpe de estado (18 Brumário) em 1799, a partir deste momento começava a jornada de um homem de personalidade forte, com ideias criativas, e que traria várias vitórias para França más também algumas derrotas desastrosas.
Nasceu em (Córsega-Itália), cedo veio a se formar como militar em (Paris-França) se destacando em meio de muitos que passava.  

Seu governo é dividido em 3 partes:

O Consulado.
O Império.
O governo dos Cem dias.

O Consulado (1799 a 1804).

Aconteceu através de um plebiscito fortificado pela população, onde neste momento a França
passava a ser governada por 3 cônsules:
  • Napoleão Bonaparte
  •  Roger Ducos
  •  Sieyes

Napoleão com 1° cônsul que tinha mais poder, começava seu governo em um período
pós-revolução francesa em que a mesma deixou a França em uma situação caótica, 
que causou opressão entre as pessoas e sérios problemas na economia da França.  
Vendo tudo isto Napoleão, criou, reorganizou, reformulou, e mudou vários aspectos do governo, trazendo progresso com suas decisões.

Decisões:
  • Reformulou o sistema de arrecadação para que o que conseguissem fosse usufruído na construção de obras públicas, para melhoria da situação caótica da França.
  • Fundou o banco da França em 1808, fazendo com que tornasse empréstimos, cobranças e outros benefícios com mais organizados.
  •  Fez com que as manufaturas se tornassem competitivas no mercado internacional, com as condições favoráveis para que conseguissem lucros.
  • Reformulou o ensino onde visava formar cidadãos de inteligência, respeitosos, para que os mesmo um dia constituíssem parte do estado.
  • Distribuiu terras aos camponeses para a agricultura.
  • Com conciliação da nobreza e da igreja católica, através da Concordata de 1801, na qual o governo confiscava  os bens eclesiásticos  da igreja católica, más que sem intervenção alguma o ensinamento católico era permitido, o Papa aceitava o direito de Napoleão de nomear membros da igreja e o mesmo respeitava a liderança espiritual do Papa na igreja católica. 
  • Elaborou o Código Civil Napoleônico, defendendo as conquistas da burguesia conseguidas durante a Rev. Francesa.
Todas essa melhorias eram favoráveis ao progresso da França, más, as idéias dos revolucionários de liberdade, igualdade e fraternidade eram sufocadas. 

O Império ( 1804 a 1815).



Com um novo plebiscito apoiado pelo povo novamente, instituía a monarquia e como comandante deste  tipo de governo estava ao topo como imperador Napoleão Bonaparte se auto-coroou em 2/12/1804, neste período construiu monumentos em homenagem a si próprio, comandou 45.000.000 de europeus tornando a França poderosa.
Um grande exemplo de monumento construído a mando de Napoleão em sua homenagem é o famoso Arco do Triunfo, onde colocaria os escudos seus e de seus companheiros para simbolizar sua vitória em uma batalha.

(Arco do Triunfo)
Neste período as medidas para melhorias da França continuaram, e as melhorias trazendo progresso, más também houve repressão contra possíveis criações de partidos políticos contrários a Napoleão Bonaparte, acontecendo  prisões, censura a jornais e livros, etc.
     As fronteiras da França aumentavam, os exércitos napoleônicos eram os melhores em terra e graças a isto fez com que a cada luta que investissem, adquirissem  mais terras tornando a França mais poderosa, e a cada novo lugar que Napoleão conquistava o mesmo colocava parentes como governantes das terras como Espanha, Holanda e Reino de Nápoles.
Com tudo isso acontecendo a Inglaterra temia os avanços da França, ressurgia então os Aliados, que eram contra o império francês, a Inglaterra aliou-se à Áustria à Rússia e à Prússia onde os mesmo tinham em comum os governos monárquicos absolutistas.   
Embora vencessem muitas lutas, Napoleão e suas tropas não conseguiam vencer sua rival à Inglaterra, que na época tinha melhor marinha do mundo, em uma tentativa de invasão à Inglaterra,  Napoleão tinha a ideia de pega-la pelas suas costas indo pelo mar com intuito de chegar pela parte de trás do país, más a Inglaterra foi avisada e os participantes da monarquia inglesa mandaram suas tropas a encontro de Napoleão, que foi surpreendido pelas tropas inglesas cravando uma batalha, denominada a Batalha de Trafalgar (Espanha), onde aconteceu a primeira derrota de Napoleão, vale lembrar que a batalha foi de nível muito alto pois as duas monarquias eram poderosas, mas a Inglaterra com vantagem de ter a melhor marinha do mundo.
Houve também a Batalha de Austerlits contra a Áustria, em que Napoleão ganhou uma importante vitória da Áustria, adquirindo território alemão e conseguiu novas alianças nas redondezas.
Em 1806 com objetivo de fazer com que a Inglaterra enfraquece-se decretou o Bloqueio continental, que tinha como ordens, que nenhum pais poderia fazer comércio com a Inglaterra, e aqueles que ousassem fazer seriam imediatamente invadidos pelas tropas do exercito francês.
Más dois países quebraram o bloqueio continental imposto por Napoleão são eles Portugal e Rússia, e que imediatamente seriam invadidos.
Em Portugal na época quem estava no comando era o Príncipe-regente D.João VI que estava no lugar de sua mãe Maria I que era louca, más D.João VI tinha fama de medroso, e bem por este motivo ficou abatido e fugiu para o Brasil com a ajuda da Inglaterra que escoltou os navios portugueses até o Brasil, junto a ele vieram 10.000 pessoas que faziam parte do clero português.
Napoleão realmente veio ao ataque em Portugal, más ao chegar nada viu e nem precisou lutar, claro que alguns não se renderam de inicio mais era inútil e por fim teriam que se render e foi o que aconteceu.
Em seguida Napoleão atacaria a Rússia, para este combate foram levados 600.000 soldados.
Más a Rússia usou o Inverno a seu favor e uma técnica chamada Terra Arrasada, funcionava desta maneira, queimavam toda uma faixa de terra deste modo o exercito não teria comida nem lugar onde se abrigar, más Napoleão insistente como sempre avançava e os russos iam queimado mais faixas de terra, quando Napoleão resolveu parar já era tarde pois tinha atravessado boa parte da Rússia e seu exercito sofria as consequências da sua  negligência, os soldados morriam da fome e do frio e as consequências foram tão graves que seu exercito de 600.000 restaram apenas 60.000, se tornando uma das piores batalhas de Napoleão. Vendo este momento de fraqueza os aliados se rebelaram invadindo Paris na França e exilando Napoleão na Ilha de Elba (Itália), reconstituíram a monarquia de antes na França e agora quem estava no comando era o rei Luís XVIII.
(Napoleão vindo da Rússia)

O Governo de Cem dias:

Foi um período em que Napoleão regressou a França, na tentativa de reassumir seu lugar, fugindo do exílio na Ilha de Elba (Itália), ele realmente consegue por que também Luís XVIII não era visto bem pelos olhos da população.
   Mas como o título diz, o governo durou somente cem dias, pois as forças aliadas se reuniram novamente para confrontar Napoleão e tirá-lo do poder, claro que a França não fugiria de uma  batalha, o que fez também com que as tropas francesas se armassem e colocassem apostos seu exército para batalha.
O nome desta batalha foi Warteloo (Bélgica), e, neste lugar as grandes forças se confrontaram, e desta vez definitivamente Derrotam Napoleão, e o aprisionam na Ilha de Santa Helena, onde ele convence todos os soldados ingleses, com um plano para dominar a América, mas pelo fato de ter uma doença ele veio a falecer em 1821.

O Congresso de Viena e a restauração absolutista:

Foi um período em que as forças aliadas se juntavam novamente para restabelecer o antigo modelo de governo, este, que seria reorganizado a partir das modificações da Revolução Francesa.
Como o próprio título já diz, os aliados refizeram as fronteiras, que, foram ainda mais alteradas no império napoleônico.
 No Congresso de Viena prevaleceu Três princípios são eles: Restauração; Legitimidade; e Solidariedade.
 A França, com o principio de legitimidade livrou-se de duas alterações: a perda de território e a presença de exércitos dos aliados em suas terras.
Para garantir que as reformas seriam mantidas, e, que houvesse equilíbrio entre os países membros da Europa foi criado a Santa Aliança, nesta nova junção de  países só participaram Prússia, Rússia e Áustria que juntos conservariam o Congresso de Viena.




Esta foi a história de Napoleão Bonaparte, que foi uma peça importante para a França, e se tornou um marco, que fez mudanças, que conquistou o que aos olhos de muitos seria o não imaginado. Tudo isto foi perdido pela ambição, sentimento do ser humano que em demasia faz degradar tudo o que foi conquistado.

Até mais pessoal, espero que tenham gostado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco da cultura grega