O folclore Brasileiro e sua importância social e cultural

O folclore brasileiro é fruto de crenças de povos que já habitavam o Brasil, como índios, e também com o surgimento de novos povos vindos de diferentes partes do mundo, como negros e brancos, influenciaram no folclore brasileiro. 
O folclore abrange tudo o que se relaciona a crenças, histórias, hábitos, que passam de geração a geração, e isto é fato, pois desde 1965, temos uma data em especial, 22 de Agosto, que comemoramos o folclore e estes conhecimentos, brincadeiras, estão vivos até hoje na cultura brasileira.
Más o folclore não é só história e nem só brincadeiras, em determinas partes do Brasil tem danças que se tornaram uma tradição, como por exemplo, o bumba-meu-boi, Maracatu, festas juninas, tudo isto engloba, tradições, crenças dos povos passados.
O folclore também teve grandes destaques, que nos proporcionaram momentos em que não esqueceremos, como as histórias, do Sitio do pica-pau amarelo, do escritor Monteiro Lobato, que em suas tramas de aventura, otimismo e perseverança que envolviam, Dona Benta, Narizinho, Emília o Saci-Pererê a Cuca e vários outros nomes do nosso folclore...
 Nos fez conhecer mitos, lendas, que fizeram com que nossa infância fosse repleta de gargalhadas, conhecimentos e aventuras através de maneiras mais descontraídas.
Muitas lendas marcaram nossa infância como Curupira, Iara, Saci, Boitatá, Boto, Mula sem cabeça, ambos, tem funções que estão relacionadas com as forças da natureza. Muitos para cumprir o seu trabalho faziam travessuras, criavam caminhos diferentes como o Curupira, faziam brincadeiras para assustar aqueles que ousavam destruir a natureza como Saci.
Mais alguns eram diferentes, meio malvados, ou às vezes travessos, mais que marcaram nossa infância como a Iara que seduzia os pescadores para o fundo do lago e acabavam se afogando, o Boto que seduzia as garotas para o fundo do rio quando se transformava em homem, a Mula sem cabeça que acontecia quando uma moça namorava um padre, o Boitatá que protegia a floresta contra pessoas que tinham intenção de queimá-las.


Mais sem essas histórias, lendas, crenças, influências dizendo melhor, não seriamos o Brasil que somos aquele que é repleto de cultura, repleto de belezas, aquele nos orgulhamos de ter como moradia.

Se você leitor(a), que gostou do assunto abordado hoje, deixe sua opinião e compartilhe com seus amigos para maior compreensão do assunto. Até breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Napoleão Bonaparte o Destemido

Um pouco da cultura grega